Dicas para quem tem ou quer ter um gato

 

ANTES DE ADOTAR, LEMBRE-SE QUE UM GATO VIVE EM MÉDIA 15 ANOS, SE VOCÊ O ESCOLHEU, ELE TERÁ QUE FICAR COM VOCÊ ATÉ O FIM DA VIDA DELE, GATOS SOFREM MUITO QUANDO SÃO DESCARTADOS JÁ ADULTOS, MUITOS CAEM EM DEPRESSÃO PROFUNDA, PODENDO ATÉ MORRER. PENSE BEM ANTES DE ADOTAR, SÓ ADOTE SE TIVER CERTEZA DE QUE É PRA SEMPRE. ANIMAL É VIDA, NÃO É UM UM OBJETO QUE SE DESCARTA QUANDO NÃO NOS INTERESSA MAIS.

vc quer um gato e mora em ap: 1º passo , telar janelas

01. Mora em apartamento e quer ter um gato??Você escolheu o companheiro ideal, limpo, silencioso, carinhoso, tudo de bom. Antes de adotar seu amigo, TELE O APARTAMENTO, gatos são curiosos, janelas e sacadas sem telas é um grande risco, você é responsável pela vida dele, então, dê segurança pra ele. Telas custam barato, muito mais barato do que a dor de perder um amigo por irresponsabilidade. QUEM AMA CUIDA.

02. ENXOVAL DO GATINHO:
 RAÇÃO: se for filhote, deverá comer ração de filhotes até completar 1 ano de idade, procure sempre uma ração de boa qualidade, quanto melhor a qualidade da ração, menos você gastará com remédios. Ração de má qualidade pode trazer sérios riscos para a saúde do seu gato. Prefira sempre as rações super premium ou premium, não compre ração à granel, muitos locais que vendem ração à granel, ela fica exposta e há o risco de ser contaminada por ratos e baratas.

POTES DE RAÇÃO E ÁGUA: devem ficar em local tranquilo, deixe sempre água fresca e ração á vontade, gatos sabem o quanto devem comer e gostam de comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades. Não deixe água e comida próximo à liteira, gatos não gostam de comer perto de onde fazem as necessidades.

LITEIRA: deve ficar em local silencioso, de pouco movimento, gatos gostam de privacidade.

AREIA HIGIÊNICA: existem muitas marcas no mercado, você vai encontrar a ideal para sua casa.

CAIXA TRANSPORTE: quem tem gato, tem que ter uma caixa transporte para gatos, faz parte da segurança dele para quando você precisar sair com ele para veterinário, etc…, gatos não podem andar soltos no carro, gato no colo, é um perigo, se ele se assustar, você o perderá. A caixa é essencial para a segurança dele, ele se sente muito mais protegido dentro da caixa.

ARRANHADOR: todo gatinho precisa de um arranhador para afiar as unhas, compre um que ele possa ficar em pé para arranhar.

BRINQUEDOS: um gato precisa de muitos brinquedos,as pet shops tem inúmeras opções, mas você também pode fabricar brinquedos pra ele: bolinhas de papel alumínio, bolinhas de meia, qualquer coisa amarrada num barbante, tudo que se mexe é interessante para o gato.

Agora é só curtir seu amiguinho e dar a ele muito amor.

ENTENDA_SEUGATO

14 pensamentos sobre “Dicas para quem tem ou quer ter um gato

  1. Sandra Reynaldo março 17, 2013 às 5:22 pm Reply

    Ola´, meu nome é Sandra. Há 3 anos eu adotei 2 gatinhos. Hoje tenho 11, todos resgatados. A última foi uma gatinha atropelada, novinha que no fim descobri ser Kinder Ovo. Nasceram 3 filhotinhos lindos. Eles estão morando no meu quarto e eu estou no quartinho, dormindo no chão. Hehehe.

    Amo meus gatos. Não, não estou te escrevendo para tentar doá-los. Pelo contrário, não estou conseguindo ambientá-los com os outros. Eles já estão com 4 meses e ainda ficam presos no meu quarto. Com os outros eu consegui fazer a adaptação em bem menos tempo. Talvez seja pela quantidade de bigodes que têem que se acostumar com a ideia dde novos “irmãos”.

    Uma gateira me disse que eu tenho que doar e ficar com apenas 3 gatos, Achei um absurdo, pois os 8 convivem muito bem. Minha casa é grande e fechada. Só dou Royal Canin para eles e os trato melhor que a mim mesma.

    Sei que passei um pouco dos limites, mas meu plano era adicionar apenas mais uma gatinha e não 4.

    A Plunct Plact Zum, que é minha amiga, disse que você é especialista no assunto e que se alguém consegue me ajudar a fazer a ambientação, seria você. Por isso me aconselhou a entrar em contato e pedir socorro.

    Meu perfil no Facebook é: http://www.facebook.com/san.reynaldo

    Sandra

    • gatinhos curitiba março 17, 2013 às 7:51 pm Reply

      Sandra,

      Em primeiro lugar, cada um deve ter o número de gatos que cabe no seu coraçao e no seu bolso, conheço pessoas que tem 18 gatos, todos muito bem tratados, ninguém tem que dar palpite de qtos gatos teremos que ter, fico mto brava com pessoas que se metem com nosos gatos.
      Qto a adaptação, vc pode passar uma toalha nos seus gatos e depois passar no corpo dos gatinhos para misturar os cheiros, mesmo assim, podem continuar se estranhando, o melhor é vc agir normalmente, soltá-los na casa e deixar que eles se defendam, só interfira se tiver risco de um maior machucá-los. Á noite e qdo vc não estiver em casa, é melhor prendê-los no quartyo, solte-os com os outros que vão se adaptando, tente fazer a adaptação com um filhote de cada vez, solte só um, deixe os outros no quarto, qdo este estiver adaptado, solte outro e assim vai, menos stress pra todo mundo, depois me conta se deu certo. Qquer coisa passe email para amadosfocinhos@gmail.com
      att,
      Helena

      • Sandra Reynaldo junho 17, 2013 às 5:12 pm

        Oi, Helena

        Deu tudo certo. Segui seus conselhos, sempre me preocupando em diminuir ao máximo o stress. Não tivemos nenhum incidente sério. Só um fizz, fizz de vez em quando.

        Meu medo maior era de criarem inimizade e nunca haver aceitação. Mas como a introdução foi aos poucos, correu tudo bem. Ainda não dormem juntos, mas a paz reina em casa novamente.

        Muito obrigada pelos conselhos, mas principalmente pela compreensão e pelo seu apoio.

      • gatinhos curitiba junho 17, 2013 às 5:52 pm

        que bom!!! já me mandou a foto pro final feliz???

  2. Lili junho 16, 2013 às 2:55 pm Reply

    Olá!
    Estou morrendo de vontade de ter um gato, mas minha cadela não pode ver gatos que avança, late… acha que é possível ela se adaptar? Ou seria perigoso para o gato?
    Obrigada

    • gatinhos curitiba junho 16, 2013 às 3:08 pm Reply

      Não te aconselho, cães adultos e que já estão acostumados a avançar em gatos, serão sempre uma ameaça. Gatinhos são inocentes e na hora que o gatinho se aproximar ela da uma bocada só, é complicado controlar…melhor evitar um triste fim enqto vc tiver a cachorra.

  3. Muriel Moreira Huscz outubro 11, 2013 às 12:52 pm Reply

    Bom dia, tem uma pessoa conhecida minha que está com uma gata que foi abandonada pela dona, a gata deve ter em media de oito a nove anos, que foi o tempo que a mulher passou com ela antes de abandonar a gata. Junto da gata tem quatro filhotes de mais de trinta dias, e essa minha conhecida queria doar esses gatos, pois ela não pode ficar com todos.
    Tem como me passar o telefone de algum lugar que eu possa realizar uma doação?
    Obrigado.

    • gatinhos curitiba outubro 11, 2013 às 8:34 pm Reply

      os filhotes tem q ter 60 dias pra doar, nca antes disso, senão acabam morrendo, a mãe tem q castrar, daqui a 3 meses terá outra ninhada. Qdo os filhotes tiverem 60 dias é só publicar no http://www.adotebicho.com.br , pode levar na feira do pet shop fofuras tbém 3013-4422.

  4. leticia outubro 23, 2013 às 8:31 pm Reply

    Adotei uma gatinha faz dois dias, e minha cachorra sempre que via um gato latia, e corria atrás. Quando trouxe a gatinha ela cheirou não latiu e nem ficou brava (ela esta buchuda). Sempre que coloco a gatinha próxima ela cheeira e pula mas não dá p saber se ela que morder ou brincar. Você acha q pode se acostumar?? a gatinha tem 3 meses.

    • gatinhos curitiba outubro 23, 2013 às 8:44 pm Reply

      pode acostumar sim, mas não facilite…fique sempre perto e observe a reação dela.

  5. Janaina Oliveira novembro 4, 2013 às 4:21 am Reply

    Oie! Tenho uma cadela de aproximadamente 4 anos com uma historia complicada de abandono. O problema é que agora ela é a filhinha caçula aqui em casa e age quase como uma pessoa. Quero adotar um gato (sou louca por eles, mas do que por cachorros), mas, acredite, a Nina tem medo de gatos. Será que se eu pegar um filhotinho ela se adapta? Ela é mansa e bem boazinha e comportada, mas esta acostumada a ser o centro das atenções e os ultimos contatos que ela teve com gatos não foram muito felizes. Eu tinha 3 gatos na casa da minha avó e ela apanhou dos 3….. qdo era filhote e depois de grande. será que um peludnho bem pequenininho amolece o coração dela?

  6. Julia abril 8, 2014 às 1:15 am Reply

    oi eu quero mt um gatinho mais tenho dois cachorros sera que se eu adotar um gatinho filhote meus cachorros e meu gatinho podem se acostumar?

    • gatinhos curitiba abril 8, 2014 às 12:51 pm Reply

      Júlia, depende do cachorro, se for cão de guarda, acostumado a correr atrás de pássaros e todo animal q entra no quintal, é difícil e mto arriscado, se for cãozinho de dentro de casa, geralmente dá certo.

Deixe um comentário